Quadrangular apoia abertura de casa de reabilitação em Itapetininga


Diversos resultados de pesquisas e também as notícias que vemos todos os dias na tevê, em jornais e na Internet, a igreja atuante também nas questões sociais sente-se comovida pela quantidade de jovens que se perdem constantemente pelo malefício das drogas; e antes de chegar à perda da vida, acontecem outras perdas nas áreas familiar, profissional, afetiva, espiritual, além de também envolver outras pessoas no percurso. Levando em conta essa situação, a direção da Igreja do Evangelho Quadrangular em São Paulo construiu e está para inaugurar um local especialmente criado para ser referência em tratamento e reabilitação para dependentes químicos na cidade de Itapetininga.

A chamada Casa Lucas de Reabilitação para Dependentes Químicos está sob a responsabilidade da Associação Beneficente Aimee Semple McPherson, entidade com mais de dez anos de existência, com total respaldo da IEQ na pessoa do rev. Rocco Digilio Filho, presidente do Conselho Estadual da instituição. “Sempre vi o trabalho social como uma luta diária que está diretamente ligada à obra de Deus. Além disso, esta é a primeira construção desse porte já edificada na história da Quadrangular no Estado”, afirma o presidente.

Segundo o pr. Rinaldi Cesar Digilio, secretário estadual de comunicação da IEQ (SP), a Casa Lucas torna-se iniciativa crucial da igreja, pois os esforços para promover a reinclusão social dos que sofrem com os males das drogas devem ser redobrados. “A igreja tem papel de suma importância na ferida social chamada dependência química, pois estas pessoas e suas famílias precisam urgentemente resgatar a dignidade e a honra que possuíam antes em suas vidas”, diz o secretário.
  
O terreno onde foi edificada a casa possui 30 mil metros quadrados e conta até com um belo lago, que certamente ajudará a trazer tranquilidade durante a recuperação. A construção já está finalizada e só aguarda a liberação documental. “O diferencial da Casa Lucas é a introdução de princípios cristãos. O trabalho de profissionais da saúde garantirá confiabilidade aos familiares e oferecerão atendimentos de âmbito físico e psicológico”, explica o rev. José Jorge de Lima, responsável legal pela Associação e também membro do Conselho Estadual da igreja.

A meta é colocar a casa de reabilitação em funcionamento ainda neste primeiro semestre de 2013, para atender evangélicos ou não evangélicos. A capacidade para atendimento de residentes é de 80 leitos, e a internação será feita por meio de triagem e avaliações de especialistas. A Casa contará com psicólogo, clínico geral, enfermeiros, cozinheiros, monitores, entre outros colaboradores.