Quando é comemorado o Dia da Bíblia?

 No Brasil, o Dia da Bíblia é comemorado todo segundo domingo de dezembro

Desde que foi instituído o Dia da Bíblia, em 1549, na Grã Bretanha, os fiéis foram encorajados a ler a palavra de Deus e estimular outras pessoas a fazerem o mesmo. No Brasil, a data passou a ser comemorada só em 1850, quando os primeiros missionários cristãos chegaram da Europa e dos Estados Unidos. Todo segundo domingo de dezembro, desde então, é o Dia da Bíblia. Dia de exposição, encontros de oração e reflexões sobre a palavra de Deus.


No Brasil, como em diversos outros países, a Bíblia é um livro tão relevante que as igrejas têm um projeto específico só para estudá-la, a Escola Bíblica Dominical. Muitos cristãos são beneficados por meio de estudos que, além do conhecimento da palavra de Deus, promovem edificação e transformação.

Qual é o Dia da Bíblia para os evangélicos?

Para a igreja protestante brasileira, a comemoração especial passou a integrar também o calendário oficial do país, de acordo com a Lei Federal 10.335, tornando esse dia conhecido em todo o território nacional. Entre cristãos católicos, a data é celebrada em 30 de setembro.

Atualmente, além das comemorações convencionais, são realizados shows, maratonas de leitura bíblica, construção de monumentos e distribuição das Escrituras de maneiras variadas.


Atualmente, a Bíblia é distribuída em diferentes formatos e para públicos variados. Em locais onde um exemplar impresso da palavra de Deus é expressamente proibido, os irmãos podem receber Bíblias digitais em dispositivos eletrônicos. Em comunidades onde os irmãos são idosos e não conseguem ler, a palavra de Deus é compartilhada em áudio, e há casos em que os cristãos são alfabetizados a partir da Bíblia.